5 dicas na hora de escolher as cores do seu ambiente

Atualizado: Abr 15

Ficou na dúvida sobre como combinar as cores do quarto ou da sala? Aqui vão algumas dicas para você acertar em cheio na escolha das cores.



Chegou a hora de pintar a sala ou o quarto e bate aquela dúvida: qual a cor? O que para arquitetos e decoradores é extremamente fácil, para outros pode ser uma escolha sem fim. Pois aqui vão algumas dicas para facilitar a sua escolha.


1- Pense no ambiente que você quer criar


Antes de abrir o leque de cores e começar a imaginar como ficariam as paredes, é importante que você pense no propósito do ambiente. Um quarto tranquilo para ler ou estudar é bem diferente de uma sala em que você queira receber os amigos para uma festinha animada ou assistir aos jogos do seu time do coração. Portanto, pense primeiro na função do espaço que você quer pintar ou decorar. Este é um passo importante na hora de escolher as cores.


2- A Cor Muda Tudo


Não é à toa que este é o slogan da nossa loja. Aqui a gente sabe que cada cor tem um significado diferente e interfere diretamente no ambiente. As cores vermelho, laranja e amarelo, por exemplo, causam excitação e... fome! Por isso redes de fast-food adoram essas cores. Aliás, você lembra de algum restaurante ou lanchonete em que as cores predominantes fossem o azul ou verde? Mas com certeza já viu dezenas de paredes de consultórios com tons pastéis dessas cores. Não é por acaso. Tons pastéis, principalmente em matizes frias, são ideais para proporcionar tranquilidade (verde) e confiança (azul). Por isso, antes de pintar sua sala de preto, pense na sensação que você quer despertar nas pessoas.


Quente x Frio - Note no disco cromático que as cores do consultório estão em lado oposto às cores da lanchonete.

3- Aquele sofá verde


Se você já tem móveis e objetos de decoração instalados no ambiente, você deve levar em conta a cor de cada um deles. Claro que se a intenção é comprar tudo novo, este não é seu caso, pois poderá escolher peças ideais. Mas se você já tem um sofá verde na sala, não será qualquer cor que vai criar a combinação perfeita. Portanto, observe com atenção os móveis que você já tem antes de escolher sua cor. Utiliza cores pálidas para destacar peças coloridas do seu mobiliário. O contrário também funciona. Mas cuidado com os contrastes acentuados! Cores compostas como verde e vermelho ou laranja e azul, quando utilizadas com mesmo nível de saturação e brilho, tendem a chamar atenção na mesma intensidade e podem ocasionar um ambiente confuso e conflitante.


4- Sim, o tamanho importa


A medida que a população aumenta, os imóveis se tornam menores. A explicação para este fato é que os terrenos não aumentam. Ou seja, para os centros urbanos pudessem abrigar mais pessoas, o crescimento vertical foi a solução. É aí que entra um fator importante nas cores: tons mais claros deixam os ambientes maiores. Espelhos também são um bom truque para aumentar a percepção de profundidade do ambiente. Então você já sabe, se o cômodo que você vai pintar é pequeno, dê preferência a tons mais claros e use cores acentuadas somente nos detalhes.


5- Recorra a um profissional



Por último, porém mais importante que as dicas anteriores: se você está na dúvida, contrate um profissional. Dependendo do tamanho da reforma que você pretende fazer, vale a pena contratar um arquiteto ou decorador e se resguardar de escolhas infelizes. Afinal, você vai passar boa parte do seu tempo em casa ou no escritório, e faz toda diferença curtir esse lugar. Melhor que ninguém, esses profissionais sabem combinar cores e tons para criar ambientes perfeitos, seja qual for a sua necessidade.


#cor #dica #ambiente

66 visualizações

Publicações Recentes

Loja Manhuaçu Centro: (33) 3331-1534

Loja Manhuaçu BR 262: (33) 3331-3330

Loja Caratinga: (33) 3321-7373

Tinauto Matriz

Rua Faustino Amâncio 11 - Centro

Manhuaçu - Minas Gerais